Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Trabalhador que faz as refeições em refeitório com baratas tem direito a indenização por danos morais

há 8 anos

O Vigilante ajuizou reclamatória trabalhista postulando a condenação de sua empregadora e do Banco tomador do seu Serviço ao pagamento de indenização por danos morais devido ao fato de ser obrigado a fazer suas refeições em local insalubre, sem janelas ou ventilação e exposto a gás dos escapamentos dos veículos que trafegam muito perto.

A ação tramita perante a 12ª Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS e foi julgada parcialmente procedente, condenando a empresa de vigilância e a instituição financeira, de forma subsidiária, a indenizar os danos morais sofridos pelo trabalhador, fixando o montante de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Na fundamentação da sentença, o julgador considerou o depoimento da testemunha arrolada pelo reclamante, a qual narrou que "os vigilantes levam a refeição; que não reclamaram a respeito do refeitório para a empresa; que falaram das baratas para o pessoal do Banrisul”, concluindo pela existência dano moral indenizável em razão da presença das baratas no local em que os vigilantes realizavam a alimentação.

Afirmou o magistrado: “Tal fato demonstra que efetivamente a parte autora não tinha um espaço adequado para suas refeições e que era submetida diariamente a condições inadmissíveis de falta de higiene e cuidado por parte do empregador”.

Os advogados Jacques Vianna Xavier e Marcos Longaray atuam em nome do Reclamante. A decisão ainda é passível de recurso.

(Processo nº 0020117-18.2015.5.04.0012)

FONTE: XLADV

  • Publicações23
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações397
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-que-faz-as-refeicoes-em-refeitorio-com-baratas-tem-direito-a-indenizacao-por-danos-morais/377693715

Informações relacionadas

Guilherme Nascimento Neto, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Reclamação Trabalhista - supressão intervalo intrajornada e DSR.

Empregada que trabalhava em ambiente infestado de baratas será indenizada

Luiz Armando Carneiro Veras, Advogado
Artigoshá 7 meses

O que fazer quando for pago o salário atrasado?

Bruno Henrique Vaz Carvalho, Advogado
Artigoshá 5 anos

Realizar Curso ou Treinamento Fora do Horário de Trabalho Conta como Hora Extra?

Artigosano passado

Intervalo de Intrajornada (refeição) e interjornada (descanso)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)